André Ramalho foi apresentado nesta quinta-feira no CT Joaquim Grava como o mais novo reforço do Corinthians. O zagueiro de 32 anos assinou contrato até o fim de 2026 e está liberado para fazer sua estreia pelo clube.
Será o primeiro jogo de André no futebol profissional brasileiro, já que ele construiu sua carreira no exterior, passando pelas bases de São Paulo, Palmeiras e RB Brasil antes de se firmar em times europeus.
“É talvez minha primeira coletiva de imprensa no Brasil. Nos últimos dias eu vim me condicionando aqui no CT. Eu já estava há oito semanas de férias depois da temporada na Europa, fiquei só 10 dias parado. Depois disso, me preparei com treinamentos de força e corrida. Venho me condicionando, mas há coisas que você só consegue simular em campo. Estou em boa forma física, mas preciso de mais tempo. O calendário brasileiro não permite tanto, já sabia disso quando tomei a decisão de vir para cá. Estou à disposição, se vou ou não para o jogo cabe à comissão técnica decidir,” disse André.
André Ramalho fez carreira no Red Bull Salzburg, USK Anif, Liefering (Áustria), Bayer Leverkusen e Mainz 05 (Alemanha), e PSV (Holanda). No PSV, disputou 46 partidas, sendo 40 como titular, fez três gols e deu uma assistência, sagrando-se campeão holandês.
O zagueiro usará a camisa 5 do Corinthians e mencionou que precisará de tempo para se adaptar ao "nível técnico alto" do futebol brasileiro. Ele revelou os motivos que o fizeram aceitar a proposta do Timão, mesmo com outras ofertas para permanecer na Europa.
“Vejo o futebol brasileiro com um nível técnico alto, muitos jogadores de qualidade. Vou ter que me adaptar à intensidade e ao nível aqui. Sempre há algo para melhorar, até faz parte do meu estilo. Depois de três anos vitoriosos, achei que era hora de novos ares, até que apareceu o Corinthians. Nunca tive tantas propostas de uma vez na minha carreira. Tive propostas da Europa, do Brasil, financeiramente melhores do que a do Corinthians. Mas quando o Corinthians vem, você não pode deixar passar a oportunidade. Sou de São Paulo, sei o peso dessa camisa, o peso de jogar no Corinthians. Desde o primeiro interesse, a maneira como me trataram foi diferente,” disse o zagueiro.
André Ramalho chega para disputar posição com Cacá, Félix Torres, Gustavo Henrique, Caetano e João Pedro Tchoca. Treinando desde a última semana, o defensor pode ser relacionado para a partida contra o Bahia, no domingo, às 16h (de Brasília), em Salvador, pelo Campeonato Brasileiro.
O zagueiro mencionou que tinha propostas para atuar em lugares "mais tranquilos", mas optou pelo Corinthians e pela primeira vez profissionalmente no Brasil.
“Escolhi o Corinthians propositalmente, porque queria sentir o que é ser um jogador do Corinthians. Tenho bastante experiência no futebol e me sinto preparado para o desafio. Poderia estar em lugares mais tranquilos, mas queria entender como é jogar no Corinthians. Venho entendendo, e acho que a maneira como o Corinthians pensa vem de encontro ao que procuro,” disse.
Estilo de jogo
“Vim de muitos anos na Europa, sempre joguei em times ofensivos, que pressionavam muito. Esse jogo para frente, intenso, está no meu DNA. Posso ajudar com passes verticais, lançamentos, tenho um estilo agressivo de defender. Vou contribuir com minha experiência e mentalidade vencedora.”
Planos no Corinthians
“Vim para cá com o desejo de fazer história. Quero alcançar o máximo que puder no Corinthians. Com uma camisa desse peso, não vai ser diferente. Quero fazer história junto dos jogadores, deixar meu nome marcado.”
Como pode ajudar?
“Posso ajudar meus companheiros com a disciplina tática e mentalidade vencedora que aprendi na Europa. O Brasil é conhecido pela questão técnica, e a Europa pela organização tática. Acho que posso trazer isso para o time.”
Contato com Ramón Díaz
“Já tivemos boas conversas, ele mostrou o estilo que ele joga e me agradou muito. Acho que a mentalidade e o espírito vencedor que ele está aplicando são a cara do Corinthians.”
Protagonismo
“Espero contribuir com minha experiência e estabilizar a defesa. Se surgir a oportunidade, espero também ajudar no ataque, talvez com alguns gols.”
Cartilha da torcida
“Acho muito interessante e importante entender como a torcida vê tudo isso. O apoio incondicional dos torcedores é algo fantástico. No jogo contra o Criciúma, mesmo perdendo, a torcida estava apoiando, isso é extremamente importante para nós.”
André Ramalho se prepara para sua estreia no Corinthians, buscando se adaptar e contribuir para o sucesso do Timão. Vamos com tudo!