Corinthians disputava sua primeira partida fora do estado de São Paulo há 103 anos
Corinthians disputava sua primeira partida fora do estado de São Paulo há 103 anos
O ano de 1918 foi marcante para o Corinthians. Em março, foi inaugurada a primeira casa corinthiana, o estádio Ponte Grande, localizado no bairro do Bom Retiro, em São Paulo. Além disso, foi nesse ano que o Alvinegro fez sua primeira partida fora do estado, contra o Flamengo, em um amistoso.
O amistoso, que estava marcado para o dia 31 de março de 1918, foi adiado 1º de dezembro de 1918, devido à realização do Torneio Início do Campeonato Carioca e, posteriormente, pela pandemia de gripe espanhola.
O duelo foi disputado na Rua Paysandu, estádio rubro-negro na época, no Rio de Janeiro. Amílcar Barbuy, técnico corinthiano da época, escalou o Timão para começar a partida com Medaglia; César Nunes, Nando, Gano e Ciasca; Amílcar, Garcia e Neco; Américo, Rogério e Bororó. O jogo começou com os cariocas na frente, Carlos Araújo marcou para o Flamengo. Cinco minutos depois, Neco, jogador que atuou pelo alvinegro entre os anos de 1913 e1930 e conquistou sete títulos pauslitas, empatou a partida.
A decisão do jogo ficou para a segunda etapa. Aos 20 minutos, Amílcar perdeu um pênalti, defendido pelo goleiro Baena, mas logo em seguida, novamente com Neco, o Timão virou a partida e garantiu a vitória.