Corinthians inaugura busto em homenagem ao Pé de Anjo Basilio no Parque São Jorge
Corinthians inaugura busto em homenagem ao Pé de Anjo Basilio no Parque São Jorge
Foto: José Manoel Idalgo/ Agência Corinthians
Foi num dia 13 de outubro, curiosamente também uma quinta-feira há 45 anos, que o Corinthians vencia a Ponte Preta, no Estádio do Morumbi, por 1 a 0 e conquistava o Campeonato Paulista de 1977. Este título tirou o Coringão de um jejum de quase 23 anos sem títulos. O autor do gol foi João Roberto Basilio, ou apenas, Basilio, também conhecido como “Pé de Anjo” pela torcida corinthiana.
E na manhã desta quinta-feira, 13 de outubro, o Departamento Cultural do Timão inaugurou um busto de bronze em homenagem ao eterno camisa 8 do Alvinegro, que até hoje é amado e respeitado por toda a Fiel. A cerimônia contou com a presença de amigos, ex-jogadores do Timão, conselheiros e parte da diretoria alvinegra.
"A emoção é muito grande, ela é gratificante, pois a gente tem o carinho dos torcedores, o apoio da diretoria, os amigos, os funcionários, que também são meus amigos. Então eu estou super feliz, obrigado a todos", disse Basilio.
Momento da revelação do Busto
Também presente na cerimônia de inauguração do busto, o presidente do Timão, Duilio Monteiro Alves, falou sobre como é gratificante homenagear Basilio, uma pessoa muito querida por todos, e contou uma curiosidade no dia do seu nascimento, em 1975.
“Eu nasci em 1975, mesmo ano em que o Basilio veio jogar no Corinthians. Meu avô era diretor de futebol na época e acabou arrastando ele pro hospital para me conhecer. Eu tenho até hoje uma camisa autografada dele deste dia", relembrou.
Reinauguração do painel de 1977 no Memorial Corinthians
A inauguração do busto não foi a única homenagem a Basilio nesta quinta: no Memorial Corinthians, foi reinaugurado o painel em homenagem ao título de 1977, em que o Pé de Anjo foi imortalizado com o gol histórico.
Além de Basilio, também foram eternizados com bustos no Parque São Jorge os ídolos Zé Maria, Wladimir, Marcelinho Carioca, Ronaldo Giovaneli, Teleco, Rivellino, Sócrates, Luizinho, Baltazar, Cláudio e Neco.