Corinthians joga mal e é superado pelo Fortaleza fora de casa
Corinthians joga mal e é superado pelo Fortaleza fora de casa
Foto: Rodrigo Coca/ Ag. Corinthians
Na noite desta quinta-feira (14) o Timão foi até Fortaleza para enfrentar os donos da casa, pela 23ª rodada do Brasileirão. Em uma partida equilibrada, o Corinthians tomou um gol no final do jogo e foi superado pelo adversário, por 2 a 1.
O gol alvinegro foi marcado por Pedro, que fez seu primeiro gol pelo profissional. Com a derrota, o Corinthians permaneceu com 26 pontos somados na tabela e com a 14ª colocação na classificação.
Primeiro tempo
A partida começou com a equipe da casa indo para cima. Marinho cruzou e Lucero cabeceou para fora, no primeiro minuto de jogo.
O Timão, nos primeiros minutos, valorizou um pouco mais a posse de bola, mas não conseguia armar jogada no ataque, então buscava espaços pelo meio de campo.
Após os dez primeiros minutos, o Fortaleza passou a ter mais volume de jogo e chegou mais perto da área corinthiana. Com isso, o Alvinegro ficou mais recuado, trocando passes apenas no campo de defesa.
Aos 14 minutos, o Timão foi pela primeira vez ao ataque: Ruan Oliveira arriscou de fora da área, mas a bola bateu em Giuliano e chegou fraco para o goleiro adversário defender.
Aos 25 minutos, o Corinthians saiu errado com Ruan Oliveira. Marinho recuperou para o Fortaleza, tocou rapidamente para Lucero, que chutou: a bola ainda desviou em Gil antes de entrar no gol, Fortaleza 1 a 0.
O Time do Povo passou a frequentar um pouco mais o campo de ataque, mas não fez jogadas ofensivas.
Gol do Corinthians! Em cobrança de escanteio de Caetano, aos 32 minutos, a bola sobrou para Gabriel Moscardo que chutou para o gol, o goleiro defendeu e no rebote, Pedro, sozinho, cabeceou para o fundo das redes, marcando seu primeiro gol como profissional do Timão: 1 a 1.
Aos 34 minutos, o Fortaleza quase ampliou o placar. Caio Alexandre fez o lançamento para Marinho no meio do campo, o atacante da equipe adversária dominou e chutou para o gol, superando Cássio. O VAR foi acionado para rever o domínio de Marinho, com possível toque de braço do atacante do Fortaleza, o que foi confirmado e, o gol, anulado.
Aos 43 minutos, o Timão tomou um susto: Pochetino recebeu e chutou com muita força para o gol, a bola explodiu no travessão e a defesa alvinegra recuperou.
O árbitro deu seis minutos de acréscimo e após o tempo extra a primeira etapa foi encerrada.
Segundo tempo
O Corinthians voltou para a segunda etapa com uma alteração: saiu Leo Mana e entrou Wesley.
Aos dois minutos da segunda etapa, o Fortaleza foi ao ataque, em um cruzamento buscando Pochetino, Cássio se antecipou e tirou o perigo da área alvinegra.
O Timão também atacou, aos quatro minutos: Matheus Bidu fez o cruzamento, mas Yuri Alberto não conseguiu finalizar com força.
O Corinthians mudou mais duas vezes, aos oito minutos: saíram Ruan Oliveira e Gabriel Moscardo e entraram Matheus Araújo e Cantillo.
Aos 10 minutos, o Timão ligou um contra-ataque rápido com Yuri Alberto. O camisa 9 tocou para Wesley, que recebeu sozinho. Quando tentou dominar antes do chute, foi desarmado.
A partida ficou mais equilibrada na segunda etapa. Com as mudanças, o Timão, que já tinha maior a posse de bola, passou a sair com mais qualidade, buscando agredir o adversário.
O técnico Vanderlei Luxemburgo alterou mais uma vez a equipe, aos 26 minutos: saiu Pedro e entrou Gustavo Silva.
Aos 28 minutos, Marinho foi derrubado na área e o árbitro marcou pênalti. A cobrança foi feita pelo próprio Marinho e ele chutou pra fora! A partida seguia empatada.
O Timão fez sua última alteração no jogo, aos 35 minutos: Romero entrou no lugar de Yuri Alberto.
Aos 36 minutos, Caio Alexandre chutou de fora da área e Cássio fez a defesa.
O Fortaleza chegou com perigo mais uma vez aos 43 minutos: Britez cabeceou para fora.
A arbitragem chegou a assinalar um pênalti a favor do Timão, mas, no início da jogada, Matheus Araújo estava em posição de impedimento e a marcação foi anulada.
O árbitro deu nove minutos de acréscimo.
Aos 48 minutos, o Fortaleza ampliou o placar. Yago Pikachu recebeu, limpou a marcação e chutou. Cássio não conseguiu defender e a bola foi para o fundo das redes, 2 a 1.
Em cobrança de escanteio aos 53 minutos, Gil cabeceou por cima do gol.
O árbitro deu mais um minuto de acréscimo. O Timão lutava para conseguir o empate, mas não conseguiu.
Fim de jogo no Castelão.
Dados da Partida
Competição: 23ª rodada do Brasileirão
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Data e hora: 14 de setembro de 2023, às 19h
Árbitro: Rodrigo Jose Pereira
Assistentes: Luanderson Lima dos Santos e Francisco Chaves Bezerra
VAR: Igor Junio Benevenuto
Amarelos: Marinho, Gil, Méndez
Gols: Lucero, aos 26/1ºT, Pedro, aos 32/1ºT, e Pikachu, aos 48/2ºT
Fortaleza: João Ricardo; Tinga, Brítez, Titi (Escobar) e Bruno Pacheco; Zé Welison, Caio Alexandre e Pochettino (Galhardo); Marinho (Pikachu), Guilherme (Machuca) e Lucero (Romero). Técnico: Vojvoda.
Corinthians: Cássio; Léo Mana (Wesley), Bruno Méndez, Gil, Caetano e Matheus Bidu; Gabriel Moscardo (Cantillo), Ruan Oliveira (Matheus Araújo) e Giuliano; Pedro (Mosquito) e Yuri Alberto (Romero). Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Próximo jogo
O Timão volta à campo na próxima segunda-feira (18), quando encara o Grêmio, na Neo Química Arena, às 21h, em partida remarcada válida pela 15ª rodada do Brasileirão 2023.