Perto do Corinthians, Renato Augusto fala de adeus à China: “Não queria sair com problemas”
Perto do Corinthians, Renato Augusto fala de adeus à China: “Não queria sair com problemas”
O meia Renato Augusto confirmou nesta quarta-feira que está quebrando seu vínculo com o Beijing Gouan, da China. Muito próximo de ser anunciado pelo Corinthians, o jogador fez um rápido contato com a reportagem e falou sobre o fim de sua passagem pelo clube chinês.
– Foram cinco, quase seis anos no Beijing. Eu e minha família fomos muito felizes lá e não queria sair com problemas com ninguém, até porque tenho muito carinho, respeito pelo clube, pela cidade e pelo país.
Após ver o Beijing Guoan endurecer nas primeiras conversas para liberação, o jogador conseguiu avançar nas tratativas e ficou livre na Fifa. Com seis meses de contrato atrasado e sem condições de retornar para a China, o jogador chegou a um acordo amigável com o clube chinês.
Campeão brasileiro em 2015, sendo eleito o melhor jogador da competição, o meio-campista retornará ao Timão aos 33 anos. O jogador, que está no Rio de Janeiro com a família, deve viajar a São Paulo na quarta-feira para se encontrar com a diretoria de futebol do Timão.
Já há um acerto apalavrado entre as partes e bastará que o contrato seja assinado. O jogador de 33 anos deve visitar o CT Joaquim Grava nesta quarta-feira. O Corinthians ainda prega cautela. O clube não informou se pretende anunciar o reforço ao longo do dia.
Renato escolheu o Corinthians. Embora tenha tido proposta do Flamengo e possibilidades de seguir no exterior, o meia tinha o desejo de retornar ao CT Joaquim Grava. Em três temporadas pelo clube, entre 2013 e 2015, ele disputou 127 jogos, fez 15 gols e ganhou três títulos.
Nos últimos dias, o Beijing Guoan demonstrou interesse em exercer a prioridade de renovação de dois anos a partir de janeiro. O jogador até recebeu um telefonema do presidente do clube para tratar da questão, mas manifestou sua vontade de voltar ao Brasil. Ele está adquirindo um imóvel em São Paulo.
Desde que não conseguiu embarcar para a China por conta da pandemia, em janeiro, o jogador contratou um personal trainer e vinha fazendo trabalhos no Centro de Futebol Zico, o CFZ.
Renato Augusto não tem limitações clínicas. Em 2018, o jogador teve uma inflamação no joelho esquerdo, causada por uma sobrecarga de treinos no início da Copa do Mundo da Rússia. Mesmo assim, esteve à disposição do técnico Tite na disputa do Mundial.
Ao todo, foram cinco temporadas no futebol chinês. Em 2020, foram 24 partidas disputadas pelo Beijing Gouan, com quatro gols. Em 2019, viveu sua melhor temporada, com 16 gols em 38 jogos. Em 2018, no ano do Mundial da Rússia, fez dez gols em 31 partidas.