Foto: Arquivo Lance
O tetracampeonato brasileiro do Corinthians completa 16 anos neste sábado (4). O time alvinegro de 2005, que tinha Carlitos Tevez como o grande destaque, não teve um início de campeonato arrasador, mas com muita entrega em campo, chegou à última rodada em primeiro na tabela e terminou assim.
Naquele ano, a equipe do Corinthians tinha vários jogadores com muita experiência e talento. Além de Tevez, nomes como Roger, Carlos Alberto, Gustavo Nery e Fábio Costa eram algumas das estrelas do Timão para o Brasileirão. Mesmo assim, o início foi turbulento. A retomada teve início na quarta rodada. De lá até a oitava, foram cinco vitórias seguidas, que levaram o Alvinegro da 20ª à terceira colocação. Este fato mostrou que o elenco corinthiano brigaria pelo título brasileiro.
O time de 16 anos atrás tinha como principal característica o poder ofensivo. Por outro lado, abria espaço para que os adversários contra-atacassem e marcassem gols. Não foram poucas as vitórias que fizeram a Fiel sofrer e comemorar do jeito que mais gosta no Pacaembu. Como o 3 a 2 sobre o Paysandu aos 41 minutos do segundo tempo. Ou então o 4a 3 sobre o Cruzeiro com viradas de ambas as equipes. Até mesmo fora de casa, o 3 a 2 sobre o Vasco em São Januário, também com gol nos últimos minutos.
Com o Timão 2005, a emoção era garantida a cada jogo. Em números, o ataque do Corinthians foi um dos mais eficientes que a torcida corinthiana pôde ver. Foram 87 gols em 42 jogos, média de 2,07 gols por partida, melhor sistema ofensivo da competição. De todos esses confrontos, o Timão fez três ou mais gols em 17.Uma equipe sempre à procura do gol.
Dentro da conquista do tetra, uma atuação marcou a campanha do Corinthians. O Coringão já era líder, disputava jogo a jogo com Internacional e Fluminense, mas talvez faltasse aquela partida fantástica para dar moral e força ao elenco nas últimas rodadas. Essa partida aconteceu no dia 06 de novembro. Uma tarde mágica contra o Santos no Pacaembu. Um show de Carlitos Tevez e companheiros. O argentino passou por cima do rival marcando três gols e dando passe para outro, ajudando no resultado parcial de 4 a 1. Mas não parou por aí. Outro que deu espetáculo foi Nilmar, que fez mais dois. Marcelo Mattos fechou a goleada histórica e inesquecível. O 7 a 1 que ficou eternizado na memória da Fiel.
A celebração alvinegra do quarto título brasileiro aconteceu longe de casa, no Serra Dourada, em Goiânia-GO. Não foi o resultado dos sonhos, uma derrota por 3 a 2 sobre o Goiás. Após sair atrás no placar, Tevez e Coelho chegaram a virar, mas o time da casa voltou a ficar na frente e venceu. Mas como o Inter perdeu para o Coritiba por 1 a 0 no Couto Pereira, em Curitiba-PR, não havia mais o que esperar: Corinthians tetracampeão brasileiro.
No geral, o Corinthians teve desempenho merecedor da conquista. Nos 42 jogos que disputou, o Timão conquistou 81 pontos, com 24 vitórias, nove empates, nove derrotas, 87gols marcados e 59 sofridos. Além de ser o artilheiro do Timão na campanha, com 20 gols, Carlitos Tevez terminou 2005 eleito o Craque do Brasileirão daquele ano.