O Corinthians começou o confronto pressionando o Atlético-GO, buscando criar oportunidades para abrir o placar. Aos seis minutos, o Timão chegou com perigo pela direita, quando Fagner cruzou à meia altura, mas a defesa adversária conseguiu cortar antes que a bola chegasse a Romero, que estava livre para finalizar.
Aos 24 minutos, o Corinthians teve outra boa chance. Martínez recuperou a posse no campo de ataque e encontrou Yuri Alberto na entrada da área. O camisa 9 tentou finalizar, mas o zagueiro do Atlético-GO bloqueou o chute no último momento.
Pouco depois, aos 27 minutos, Romero arriscou da entrada da área buscando o canto direito do goleiro, mas a bola passou raspando a trave.
Nos acréscimos do primeiro tempo, aos 48 minutos, o Corinthians finalmente abriu o placar. Garro cobrou escanteio na área, e Romero, de cabeça, mandou para o fundo da rede. 1 a 0 para o Timão na Neo Química Arena, encerrando a primeira etapa.
O Corinthians voltou para o segundo tempo com uma mudança: Igor Coronado entrou no lugar de Breno Bidon. Aos nove minutos, o Timão ampliou com mais um gol de Romero. Yuri Alberto fez grande jogada de pivô, segurou a bola e cruzou para trás, encontrando Romero, que finalizou com força. A bola explodiu no travessão, bateu nas costas do goleiro e entrou. 2 a 0 para o Corinthians.
Aos 20 minutos, o técnico Emiliano Díaz fez mais duas alterações, incluindo a estreia de Memphis Depay, que entrou no lugar de Yuri Alberto. Carrillo substituiu Charles. Aos 28 minutos, Memphis quase marcou seu primeiro gol pelo clube, após um cruzamento preciso de Carrillo, mas não chegou a tempo de completar a jogada.
Aos 32 minutos, Romero, o artilheiro da tarde, foi substituído por Hector Hernández, deixando o campo sob aplausos da Fiel torcida.
Aos 37 minutos, o Corinthians marcou o terceiro gol. Igor Coronado fez uma ótima jogada pelo meio e deu um passe perfeito para Garro, que bateu com categoria, tirando do goleiro e fechando o placar em 3 a 0.
Logo após o gol, Garro foi substituído por Talles Magno. Após cinco minutos de acréscimo, o árbitro encerrou a partida com vitória tranquila do Corinthians por 3 a 0.
Na coletiva, Emiliano Díaz negou que o time tenha atuado em um 4-4-2, elogiando o desempenho de Breno Bidon, mas ressaltou que, quando chegaram, não era possível usar tantos jovens da base. Ele também destacou que, em jogos anteriores, a equipe jogou bem, mas os resultados não vieram. No entanto, com a vitória de hoje, o time se sente mais leve.
Sobre o clássico contra o São Paulo, que será disputado em Brasília na próxima rodada, Emiliano afirmou que o local não faz diferença, pois "o clássico é sempre uma guerra, independentemente de onde for disputado".
Ele também comentou que jogadores como Coronado merecem mais minutos em campo e que atuar com três volantes fortalece a equipe, tanto defensiva quanto ofensivamente, pois sempre há um homem sobrando na defesa.
Emiliano ainda lembrou que o jogo que marcou a virada de postura da equipe foi a vitória por 2 a 1 contra o Criciúma. Ele também mencionou que o volante Alex Santana deve voltar a atuar na próxima semana e disse que tentou um esquema tático 4-3-1-2, com um volante avançando mais.
Corinthians 3 x 0 Atlético-GO
Competição: 27ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Neo Química Arena, São Paulo
Data e horário: 21 de setembro de 2024, às 16h
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (GO) e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ)
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (MG)
Cartões amarelos:
Igor Coronado, José Martínez, Breno Bidon (COR)
Luiz Fernando, Alix Vinicius, Gonzalo Freitas, Joel Campbell (ACG)
Gols:
Ángel Romero, aos 48 minutos do 1º tempo, Pedro Rangel (contra), aos 9 minutos do 2º tempo, Rodrigo Garro, aos 37 minutos do 2º tempo (COR)
Corinthians: Hugo Souza; Fagner, Gustavo Henrique, Cacá e Matheus Bidu; José Martínez, Charles (Carrillo), Breno Bidon (Igor Coronado) e Rodrigo Garro (Talles Magno); Romero (Héctor Hernández) e Yuri Alberto (Memphis Depay). Técnico: Emiliano Díaz (Ramón Díaz estava suspenso).
Atlético-GO: Pedro Rangel; Bruno Tubarão, Alix, Adriano Martins e Guilherme Romão; Gonzalo Freitas (Rhaldney), Alejo Cruz (Lacava), Gabriel Baralhas e Joel Campbell (Shaylon); Jan Hurtado (Derek) e Luiz Fernando (Janderson). Técnico: Umberto Louzer.
O Corinthians volta a campo na próxima terça-feira (24), também na Neo Química Arena, às 21h30, contra o Fortaleza, pelo jogo de volta das quartas de final da CONMEBOL Sudamericana 2024.